sexta-feira, 23 de julho de 2010

0 RELATÓRIO DA PALESTRA ALUSIVA AO TEMA “ENERGIA E ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS”

No âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, no passado dia 27 de Maio de 2010, nós alunos do 10.B da Escola Secundária de Artur Gonçalves dirigimo-nos a Biblioteca Municipal de Torres Novas para assistirmos a uma palestra alusivo ao tema: “Energia e Alterações Climáticas”, apresentado pela formadora do Centro Europe Direct de Santarém, Célia Morgado.
Esta palestra com duração de aproximadamente uma hora, contribuiu para um melhor conhecimento da informação sobre o tema presente na agenda da política europeia, bem como no dia-a-dia de um cidadão comum.
Os principais temas abordados na palestra foram: os países da União Europeia, o caminho para a União Europeia, o ambiente na Europa, as alterações climáticas, a energia e o significado da palavra MUDE.
No inicio da sessão, a formadora começou por explicar os anos e respectivos países que entram para a União Europeia (1951 – Bélgica, Itália, França; 1973 – Irlanda, Reino Unido; 1981 – Grécia; 1986 – Portugal, Espanha; 1995 – Finlândia, Suécia, 2004 – Polónia, Hungria, Chipre; 2007 – Roménia, Bulgária), após isso tratou o tema do “Ambiente na Europa” no qual explicou o seguinte: “Com o Tratado de Roma é reconhecida pela primeira vez a necessidade de se prestar uma atenção à melhoria da qualidade de vida. A partir do início dos anos 70, a Europa começou a assumir o compromisso de defender o ambiente, procurando, ao nível da UE, desenvolver uma política ambiental comum para: melhorar a qualidade do ar e da água; proteger a saúde das pessoas; enfrentar os problemas ambientais.”, durante a ligação entre dos dois assuntos anteriormente tratados explicou rapidamente todos os tratados que estiveram presentes na evolução da União Europeia que é hoje.
As alterações climáticas foram um dos assuntos mais aprofundada na palestra, estas designam-se como sendo mudanças importantes no clima que se têm vindo a verificar no mundo ao longo dos tempos, causadas pela emissão de gases poluentes do meio ambiente (gases com efeito de estufa - GEE) devido às actividades humanas e ao uso excessivo e combustíveis fosseis.
A União Europeia tem vindo a adoptar medidas de modo a evitar: incêndios florestais, secas, cheias e o aquecimento do planeta. A UE vai procurar diminuir em 20% as emissões de GEE, considerados como a principal causa do aquecimento global.
Relativo às alterações climáticas observamos uma imagem que comparava a temperatura da idade do gelo com a actual e as previsões para daqui a cem anos, concluímos que cada vez mais a temperatura à superfície terrestre tem vindo a aumentar drasticamente.
Outro tema abordado foi a energia e as suas principais fontes.
As fontes de energia dividem-se em dois tipos: Renováveis – que têm origem em fontes renováveis e não poluem (Sol – Energia Solar; Vento – Energia Eólica; Calor do interior da terra – Energia Geotérmica; Água – Energia Hídrica), no qual a UE pretende aumentar para 20% o uso das energias renováveis no consumo total das energia até 2020; Não renováveis – que têm origem em combustíveis fosseis e nos nucleares e sendo fortemente poluidores (Carvão; Gás Natural; Materiais Radioactivos; Petróleo), no qual Até 2020, a UE pretende aumentar em 20% a boa utilização que se faz da energia (eficiência energética).
No final da palestra a formadora mencionou ainda que existia uma campanha europeia CHANGE, que tem como lema “MUDE” com o seguinte significado: Reduz - o aquecimento, o lixo, a electricidade, o gasto de água; Desliga - as luzes, a torneira, a TV, o computador; Recicla – o papel, o vidro, o plástico, as pilhas, o óleo; Anda a pé – caminha, anda de bicicleta, viaja de comboio;

Rui Oliveira, N.º5364 10.ºB

0 comentários:

Postar um comentário

 

coisas aos pontapés. Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates